PROVADO E APROVADO

PROVADO E APROVADO

Texto base – Tiago 1:2 e 3; 12

Imagino quantas vezes você estranha as lutas pelas quais está passando. Fica questionando sobre a razão de dificuldades e problemas que têm de enfrentar. Todos temos as mesmas indagações. Quando passo por estes momentos, aprendo com a prática da oração, da fé, da submissão, da humildade, da mansidão e do amor de Deus, que sempre haverá um amanhã para aquele que crê. Não é que sendo tranquilizado, esteja tudo resolvido. Lá dentro na alma continuam as lutas, as incertezas, o desejo de libertação e de vitória. Mas quanto mais me aproximo do Eterno, mais força dEle recebo para superar os desafios.

A Epístola de Tiago, tem por destino os judeus cristãos que estavam dispersos por causa da grande perseguição (Diáspora), sofrendo grande provação. Neste contexto Tiago escreve uma carta de encorajamento sobre uma vida cristã prática e genuína (1.27). Particularmente amo esta epistola, tenho memorizado 22 de seus versículos.

Vamos refletir nas seguintes perguntas: Por que as provações nos advém? Estamos livres de passarmos por aflições?

Por que o Senhor nos permite passar por provações?

Em primeiro lugar, creio que a provação é a oportunidade para crescemos em nossa fé. O ideograma chinês para “crise”, significa perigo ou oportunidade – depende da perspectiva de quem enfrenta a provação. A fornalha não é lugar para uma fé que murcha debaixo do calor de uma provação. Ali precisamos de algo mais forte. Passar por provações é comum à todos. Mas a diferença é como reagir diante destas provações. Nenhum servo do Senhor está livre de passar pelas provas mais difíceis, a diferença é que ao passarmos pela provação Deus passa conosco.

Procuro ter uma visão positiva quanto a vida, assim que advém as provações penso: Poderia ter sido pior. Outros passam por situações mais difíceis e humanamente irreversíveis. Se provações acontecem com todos, o que tenho de especial que me torna intocável?
Em segundo lugar, a provação produz perseverança. Perseverança é a constância sob prova prolongada. É manutenção da posição. É continuar a caminhar e a clamar mesmo que as situações sejam adversas. A finalidade da aprovação é estabelecer a qualidade do caráter do individuo. Uma pedra preciosa não pode ser polida sem ser esfregada, nem uma vida aperfeiçoada sem provações. Perseverança é a capacidade de continuar fiel a Deus mesmo passando pelas situações mais difíceis. A nós não é dado perguntar por quê? Mas para quê? Compete-nos obedecer . Para algumas coisas só Deus tem respostas. Não é masoquismo ou apologia ao sofrimento, mas sim submissão e serviço a Deus. Algumas coisas não são para serem entendidas e compreendidas, mas sim cridas e obedecidas.

Em último lugar, a provação é o meio para a aprovação.

Ninguém é aprovado sem antes ter passado por um exame.
Concentre suas energias, suas forças físicas, mentais e espirituais na busca de uma saída para a crise e de uma solução para os problemas. A diferença entre um homem fracassado e um homem vitorioso é que o primeiro se concentra nos problemas e o segundo, nas soluções. Você é parte do problema ou da solução. Somente o que é provado é aprovado ou reprovado. A provação verifica e avalia o que é verdadeiro ou falso em nós.

Concluindo – O Senhor não nos garante caminhos fáceis, mas a sua companhia nas adversidades. Alguns são como o diamante: a pressão só os torna mais fortes. Aquilo que não te mata, te deixa mais forte!

Rev. Ismael Andrade Leandro Jr.

Postado por: Rev. Ismael Andrade Júnior

Deixe um comentário (0) →