Para aqueles que desejam conhecer mais de perto a Igreja Presbiteriana, sua doutrina e princípios, hierarquia e principalmente sua história, iniciada com a vinda de Ashbel Green Simonton (1833-1867), o fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, que juntamente com o Rev. José Manoel da Conceição (1822-1873), o primeiro pastor evangélico brasileiro, recomendamos que essa seja apenas uma breve introdução da valiosa história do Presbiterianismo no Brasil.
A Igreja Metodista emprestara um salão que viria como respostas às uníssonas preces para que todos tivessem um local para se reunir, sem esquecer o desafio de cada presbiteriano com seu suor contribuíssem para que um terreno fosse adquirido e a construção de uma congregação fosse realizada para pisar firme no chão que seria de todos. Não importava como cada um havia ajudado, tudo de mãos dadas tornara-se mais fácil. O tempo passou célere, foi adquirido o terreno e a pedra fundamental da Congregação foi lançada! A boa semente caíra em boa terra e agora se esperava muitos frutos.
Foi árdua a luta para que se erguesse a Congregação da Igreja Presbiteriana do Brasil, em madeira, no dia 24 de Fevereiro de 1929, fotografada posteriormente, em 1950.
Finalmente, com a Graça de Deus, em 12 de Novembro de 1939 a congregação passa agora a ostentar o título de Igreja organizada, era de madeira, mas era a Igreja Presbiteriana Central de Presidente Prudente!
“A Igreja Presbiteriana do Brasil tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e “ensinar os fiéis a guardar a doutrina e prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, na sua pureza e integridade, bem como promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”
A IPB Central de Presidente Prudente organizada em 12 de Novembro de 1939, é fruto de semente missionária, que cresceu em todo o Brasil e chegou a Presidente Prudente.